quinta-feira, maio 21, 2009

MATÉRIA SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE BORDAS COM RECURSO ZERO PRODUÇÕES, FELIPE M. GUERRA E BERNADETTE LYRA NA GLOBONEWS




JC


ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO 4º FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO (CINEFANTASY)

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas 
que escapam a quem sonha só de noite." 
Edgard Allan Poe

O cinema é conhecido como a fábrica de sonhos, uma máquina que produz todo o extraordinário da mente humana e o transporta para a realidade quase palpável das grandes telas. Mas esse portal entre o mundo da imaginação e o da realidade só encontra sua plenitude no gênero fantástico, onde criaturas mágicas e mundos distantes se materializam diante dos olhos do público.

Para exaltar esse segmento do cinema acontece em novembro, na cidade de São Paulo, o Festival Curta Fantástico (Cinefantasy) , o maior festival do mundo dedicado aos curtas-metragens fantásticos, ou seja, de horror, ficção-científica e fantasia. Em 2008, o Festival Curta Fantástico aconteceu em seis espaços (CCBB, CCSP, bibliotecas Viriato Correa e Roberto Santos, Casa das Rosas e Cinefavela Heliópolis), exibiu mais de 160 filmes dentre brasileiros e estrangeiros e contou com a presença de nomes como Rodrigo Aragão do novo cult nacional "Mangue Negro", o escritor do universo vampiresco, André Vianco e o premiado animador inglês Robert Morgan do belo curta "Cat with Hands". 

O Festival Curta Fantástico é um evento internacional que em 2009 terá sua 4ª edição contando com Mostra Competitiva de curtas-metragens, sessões especiais com longas e curtas, sessões exclusivas, encontros com diretores, convidados nacionais e internacionais, eventos, palestras, workshops e oficinas.

De 18 de Maio a 04 de Setembro estão abertas as inscrições para a mostra competitiva do 4º Festival Curta Fantástico. O filme deve ter no máximo até 20 minutos de duração e ser obrigatoriamente fantástico. O que é fantástico? Histórias que possuam elementos sobrenaturais, ou seja, que não são reais. Podem ser filmes de horror, ficção-científica ou fantasia, amadores ou profissionais.

A Mostra Competitiva terá 12 categorias de premiação: 
1. Melhor Curta de Horror
2. Melhor Curta de Ficção Científica
3. Melhor Curta de Fantasia
4. Melhor Curta pelo Júri Popular
5. Prêmio Estímulo Estudante
6. Prêmio Estímulo Amador
7. Melhor Direção
8. Melhor Criatura
9. Melhor Maquiagem
10. Melhor Efeito
11. Melhor Trilha Sonora
12. Melhor Roteiro

No mesmo período de 18/05 a 04/09 estão abertas também as inscrições de outra competição do Festival Curta Fantástico, essa um pouco mais tenebrosa. O Desafio Mestre dos Gritos é uma novidade da quarta edição do festival, será uma única sessão onde o curta vencedor será aquele que der o maior susto na platéia. Para participar do Desafio Mestre dos Gritos o curta deve ter no máximo 05 minutos de duração e claro, ser muito assustador.

O Festival Curta Fantástico será de 06 a 15 de novembro no Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural Banco do Brasil. E conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Banco do Brasil e Prefeitura de São Paulo.
Mais informações, ficha de inscrição e regulamento no site www.curtafantastico.com.br 

quinta-feira, maio 07, 2009

SESSÃO COMODORO

Estivemos ontem na Sessão Comodoro no Cinesesc na Av. Augusta para conferir o curta “Sobrecarga linha” de Júlio Wong e “Pervertidos” de Jonathan Yudis e foi muito divertido.


Foto do filme "Sobrecarga linha" de Júlio Wong

O filme de Júlio (que por sinal é seu primeiro trabalho na direção) conta a história de um malandro que tenta dar o golpe do sequestro por telefone em uma senhora, ele tenta induzí-la a acreditar que está com sua filha e cobra um  resgate, mas conseguir esse dinheiro não será tão fácil quanto ele espera. O filme surpreendeu, por sua narrativa rápida, humor pontual, bons atores  e edição.

O filme conseguiu segurar bem o público, eu, particularmente fiquei com vontade de saber como ia acabar a história. Em um momento, o diretor deixou propositalmente aparecer os equipamentos de iluminação, achei isso hilário, ousado e despretensioso. Um bom curta.

O “Pervertidos” é um desses filmes de “mulher pelada”, não filme "pornô", é diferente. Se o filme anterior era escrachado, esse então, nem se fala. O filme tem de tudo, um velho tarado que namora uma ninfeta, um jovem com problemas sexuais, bruxas, sangue, e muitas, muitas tetas. Valeu a pena conferir, pois o filme é muito inusitado, quando você pensa que já está sacando a história, booom! Acontece uma coisa totalmente louca.

Gostei da Sessão Comodoro, passarei a frequentá-la mais vezes. 

Parabéns aos realizadores!


JC


segunda-feira, maio 04, 2009

sábado, maio 02, 2009

FEJUCA NEWS # 3 / CINEMA DE BORDAS

O Fejuca News conferiu o último dia (26/04/09) da Mostra Cinema de Bordas (no Itaú Cultural), onde foram exibidos os filme "O Farol" de Francisco Caldas de Abreu Jr., "Patricia Gennice" de Felipe M. Guerra e "Mangue Negro" de Rodrigo Aragão. 

De quebra você confere uma pequena entrevista com Felipe M. Guerra, que fala da sua primeira experiência em exibir o engraçadíssimo "Patricia Gennice" em Sampa!!! 




JC