quarta-feira, novembro 26, 2008

LANÇAMENTO DO LIVRO - CINEMA DE BORDAS II COM DIREITO A UM CAPÍTULO SOBRE O FILME "MINHA ESPOSA É UM ZUMBI" DA RECURSO ZERO PRODUÇÕES!


Capa do livro - CINEMA DE BORDAS 2

Foto de Afonso Brazza e Joel Caetano
no interior do livro

Capítulo dedicado ao filme
"Minha Esposa é um Zumbi"

Danilo Baia, Joel Caetano e Mariana Zani
 no lançamento do livro

Pôster do filme "Minha Esposa é um Zumbi"


Segunda feira dia 24/11 estivemos no lançamento do livro "Cinema de Bordas II", escrito por um grupo de pesquisadores que investigam e aceitam legítimas certas práticas de cinema, que normalmente costumam ser marginalizadas por não seguirem os padrões tradicionais de produção e autoral ou artístico.

O livro se divide em capítulos, cada qual escrito por um dos pesquisadores que escolheram os filmes e seus realizadores como objeto desse interessante estudo.

O evento ocorreu no Itaú Cultural, na Av. Paulista começando as 19:00 com a exibição de 5 min do filme Rambú III, seguido de uma apresentação de cada um dos autores que falaram sobre o cinema de bordas. Eles demonstraram muito respeito, conhecimento e paixão pelos filmes, que normalmente passam longe do meio acadêmico. 

Como eu, Danilo Baia e Mariana Zani, criadores da Recurso Zero Produções estávamos presentes, fomos chamados para falar sobre a experiência de realizar o filme "Minha Esposa é um Zumbi", o que nos deu um grande prazer diga-se de passagem.

O capítulo sobre o filme "Minha Esposa é um Zumbi", foi escrito magistralmente pelo excelente pesquisador Rogério Ferraraz, que além de analisar o filme, fez um histórico sobre a vida do diretor (Joel Caetano, eu mesmo), com direito a filmografia detalhada e comentada e história da Recurso Zero Produções (Joel Caetano, Mariana Zani e Danilo Baia).

"Rambú III": o rapto do Jaraqui dourado" de Manoel Freitas e Adilamar Halley,  o excelente  "Canibais e Solidão" de Felipe M Guerra, "Zombio" do rei do Gore Petter Baiestorf e "Gringo não perdoa, mata" do saudoso Afonso Brazza, são algumas das obras estudas pelos pesquisadores.

O livro merece ser lido, pois é um estudo atual de um tipo de produção cinematográfica que se torna cada vez mais comum em todo mundo, principalmente devido a popularização e barateamento das filmadoras digitais e dos softwares de edição de vídeo. Essa produção quase invisível está começando a ser descoberta aqui no Brasil graças a divulgação por meio da internet, o que torna os filmes cada vez mais populares, assumindo em alguns casos, até o status de cult.

O livro é organizado pelo professor Gelson Santana, com introdução de Marcius Freire e textos de Alfredo Suppia, Bernadette Lyra, Gelson Santana, Laura Cánepa, Lúcio Piedade, Luis Vadico, Maria Ignês Carlos Magno, Rogério Ferraraz, Rosana Soares e Zuleika Bueno!

JC

Nenhum comentário: