sexta-feira, julho 11, 2008

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CINEMA E AUDIOVISUAL

Olá Fejuqueiros!!! Fiquem de olho nesse Festival!!

De 21 a 26 de julho de 2008, Salvador abrigará a quarta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE), que vai exibir filmes inéditos na Bahia e no Brasil e apresentar conferênciascom convidados especiais, a partir do seu propósito de promoverintercâmbio cultural, discussões e reflexões sobre a criação,produção, circulação e consumo do audiovisual.

O evento se desdobra em quatro frentes: uma mostra informativa, um ciclo de diálogos sobre o audiovisual, um encontro de produtores emais a oficina do Produire au Sud, voltada à preparação de projetosvisando co-produções internacionais.

Dois filmes que iniciaram suas carreiras no importante Festival de Berlim estão na grade da Mostra Internacional. São eles o argentino Café dos Maestros, de Miguel Kohan e o francês A Fábrica de Sentimentos, de Jean-Marc Moutout. De Portugal, será apresentado A Outra Margem, de Luiz Filipe Rocha.

Outras duas atrações da Mostra Internacional são os filmes Bamako,co-produção Mali-França, dirigida por Abderrahmane Sissako, e Onde Estão Suas Histórias?, fita mexicana assinada por Nicolás Pereda.

Além da Mostra Internacional, o cinema brasileiro também é destaque naMostra Nacional e na seleção de curtas-metragens, esta última comcuradoria da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV).

Já está confirmada a première do novo filme de Breno Silveira, o diretor que levou mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas com o filme Dois Filhos de Francisco. Desta vez ele apresenta Era uma Vez.

Diálogos
O SEMCINE vai discutir temas como a intersecção entre História e Cinema, em conversa que vai contar com a presença do professor Kristian Feigelson, da Universidade Paris III, Sorbonne Nouvelle.Política e realidade social no cinema é um tema que será tratado pelofilósofo italiano Gianni Vattimo (Universidade de Turim), durante encontro que vai contar também com a escritora e ensaísta Sylvie Debs.

Também vai ser tema dos diálogos a realidade e a representação no documentário (presenças do cineasta Jorge Bodansky e Joel Pizzini);além da importância da trilha sonora na dramaturgia (mesa que vaicontar com o professor Randolph Jordan, da Concordia University inMontreal).

As discussões abrangem ainda a fotografia no cinema como elementopoético (presença do cineasta e diretor de fotografia César Charlone)e a "Imagem-Movimento na Sociedade Contemporânea" (em mesa que terá oprofessor João Mário Grilo, da Universidade Nova de Lisboa).

As mesas redondas vão acontecer na primeira metade do evento, entre os dias 21e 23 de julho.

O foco das conversas na parte final do evento vai ficar concentrado noIII Encontro de Produtores e Distribuidores de Cinema e Televisão, quevai trazer a Salvador nomes de destaque no cenário internacional, numaoportunidade para novos negócios. O SEMCINE abriga ainda as oficinas do Produire Au Sud, uma parceria com o Festival des 3 Continents deNantes (França).

INSCRIÇÕES:
As inscrições que darão acesso às Mesas Redondas e às exibições dos
filmes, estarão abertas até o dia 15 de julho,
através do site www.seminariodecinema.com.br

Info
www.seminariodecinema.com.br post by Feijoada Cibernética


Miss M.Z.Cae

Nenhum comentário: