quarta-feira, junho 18, 2008




100 anos de imigração japonesa
mais bonecas

Kokeshi são as tradicionais bonecas japonesas, originárias do norte do país. Feitas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça.
As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas.

Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.

Hoje as bonecas ganharam outros moldes da mais tradicional até a mais moderna tornando-se objeto de design.

Estilos

Tradicional - As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. O tipo mais comum é o Naruko, A rua principal da fonte termal de Naruko é conhecida como Rua da Kokeshi, e possui lojas que são dirigidas diretamente pelos escultores do local.

Criativas - As formas criativas da Kokeshi (Shingata) o artista permite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores, e passou a ser desenvolvida após a II Guerra Mundial. Elas não estão restritas a uma determinada região do Japão, e os artistas das Kokeshi Criativas moram nas grandes cidades.

No site Kokeshi Designs http://www.kokeshidesigns.com/ você encontra diferentes tipos de Kokeshi, visite. Arigatô!


Beijo na alma!!!

Miss M.Z.Cae

Nenhum comentário: