quarta-feira, junho 18, 2008


FEIJOADA COMPLETA PARA 15 PESSOAS


Hoje é quarta-feira dia mundial da feijoada.


Então se hoje você ainda tem pique para jantar uma fejuca..ou se pretende comer no final de semana..ai vai uma receitinha básica, para 15 pessoas...anote essa no livro de receitas



Feijoada Completa
Ingredientes:Para 15 pessoas
2 kg de feijão preto
1 kg de carne-seca
1 kg de carne de porco salgada
1 kg de paio
1 kg de linguiça
1 kg de lombo de porco salgado
3 pé de porco
2 orelha de porco
3 rabinhos de porco
1 kg de bucho de boi
1/2 de bacon
2 cabeças (grandes) de alho
3 maços de cebolinha verde
3 maços de salsa
Óleo (o quanto baste)
Sal


Como fazer:


Escolha e lave o feijão.

Deixe-o de molho em água fria de véspera.Lave bem as carnes salgadas para a retirada do excesso de sal. Deixe-as também de molho em água fria de véspera, porém em vasilhas separadas,procedendo a troca da água de quando em quando.


No dia seguinte, fervente as carnes para a retirada total do sal.

Após ter aferventado as carnes salgadas, junte todas - carnes salgadas e as não-salgadas - ponha numa grande panela e frite-as por pouco tempo*.


Na panela-de-pressão ponha o feijão, o bucho, a carne-seca e demais carnes que necessitem de mais tempo de cozimento. Em outra panela leve a cozinhar as carnes mais macias. Quando o feijão já estiver macio e as carnes da outra panela também, faça,à parte, o seguinte refogado: óleo - o quanto baste -, as três cabeças de alho socadas (amassadas) e despeje dentro de uma grande panela todos os ingredientes: feijão e carnes.


Prove o ponto de sal - lembrando sempre que, em função das carnes salgadas, o uso do sal deve ser extremamente observado, pois, do contrário, facilmente o sabor da iguaria ficará comprometido, porque poderá ficar salgado por demais...

Deixe ferver por 15 a 20 minutos, para tudo tomar gosto.


Mas se isso for muito trabalho e você esta sem tempo, recomendo a feijoada em lata, congelada ou aproveite e vá um restaurante.

Beijo na alma
Miss M.Z.Cae

Nenhum comentário: